Para abrir a última parte da resenha de “Ser Criativo – o poder da improvisação na vida e na arte”, escolhi um trecho que me comoveu. Nele, Albert Einstein, do alto da sua genialidade, fala da retomada dos questionamentos da infância:
“Um adulto normal nunca ocupa sua cabeça com problemas como tempo e espaço. Na sua opinião tudo o que havia a aprender sobre esse assunto foi aprendido na infância”. Dizia o grande cientista: “Eu, ao contrário, me desenvolvi tão lentamente que só comecei a me questionar sobre tempo e espaço quando já era adulto”.
Depois da infância, segundo o livro, entre outras, duas forças se destacam na luta contra a criatividade. Essas forças são a crítica e o medo.
Ao explicar o “fantasma da crítica”, Stephen Nachmanovitch divide a crítica segundo o tempo da criação:
- A crítica construtiva ocorre paralelamente ao tempo da criação, como um feedback contínuo.
- A crítica obstrutiva atua antes (bloqueio) ou depois (rejeição ou indiferença) da criação.
Na crítica construtiva, “os dois parceiros, musa e revisor, estão sempre em sincronia, como um par de bailarinos que se conhecem há muito tempo”.
Antes de chegar nos frutos da criatividade, outra listinha do autor que me chamou a atenção foi a dos medos que tolhem a criatividade.
Os budistas assim definem esses 5 medos que impedem a nossa liberdade:
- Medo de perder a vida
- Medo de perder os meios de subsistência
- Medo de perder a reputação
- Medo dos estados alterados de consciência
- Medo de falar em público (que é o mesmo medo de dizer o que se pensa, o medo da exposição e o bloqueio da escrita, por exemplo).
Finalmente, ao chegar nos frutos da criatividade, encerro a leitura deste livro em um parágrafo que sintetiza suas ideias principais:
“A criatividade sempre envolve uma certa dose de disciplina, autocontrole e sacrifício. Planejamento e espontaneidade se tornam uma coisa só. Razão e intuição passam a ser duas faces da mesma moeda”.
Espero, sinceramente, que os melhores momentos que selecionei da leitura de “Ser Criativo – o poder da improvisação na vida e na arte”, também tenham sido proveitosos para quem me acompanhou até aqui.
Obrigada!
Formidável. Parabéns.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Obrigada! 😘
CurtirCurtir
Sem dúvida foi extremamente proveitosa sua resenha.
Parabéns pela análise realizada.
Vou procurar nesse livro soluções para meus medos e bloqueio e, quem sabe, começar um blog também!
Até breve…
CurtirCurtido por 1 pessoa
Muito obrigada! 😘 Fico muito feliz!
CurtirCurtir