Bola de gude e Gogo

bola de gude

Desde a antiguidade as crianças e os adultos disputavam peças com o que estivesse ao alcance da mão, como frutinhas, sementes, pedras pequenas etc.

Não se sabe quando nem onde as bolinhas de gude foram inventadas. O que se tem certeza é que elas já existiam desde o tempo dos faraós do Egito porque foram encontradas em tumbas.

Aqui no Brasil, o berlinde (pequena esfera de vidro, metal ou madeira) foi trazido pelos portugueses e se tornou conhecido como bola “de gude” (que significava pedra arredondada), por causa da semelhança com as pedras redondas e lisas que ficavam nas beiras dos rios.

Foi assim, provavelmente, pela ação da natureza, que começaram a ser criadas as bolinhas até passarem a ser feitas por artesãos em argila, pedra, vidro e outros materiais.

Hoje em dia há alguns artistas, como Mark Matheus e John Kobuki, que se dedicam a trabalhar com o vidro para produzir essas esferas encantadoras. Descobri os trabalhos deles no site do museu Corning Museum of Glass (que fica em Nova York), onde se pode brincar de fazer vidro!

O Ludo e o Vico já ganharam bolas de gude de lembrancinhas de aniversários, mas nunca brincaram com elas.

Tiveram uma experiência parecida. Jogaram gogos, que são bonequinhos de plástico de monstros, de personagens da Turma da Mônica ou dos filmes da Disney, com os quais batalhavam, como se fossem bolas de gude, para conquistar as peças do adversário.

Eu comprava esses bonequinhos em bancas de jornais. Foram uma febre nos recreios.

Gogos

Existem várias formas de brincar de bola de gude. Algumas são adaptáveis aos gogos  e demais pecinhas do gênero, outras não.

As versões adaptáveis são aquelas em que o objetivo é expulsar as peças do oponente do círculo, do triângulo, da estrela ou outra forma previamente definida e marcada no chão.

A diversão não se restringe à disputa pelas peças. Os jogadores podem inventar novos percursos e desafios a cada brincadeira.

Já a versão tradicional da brincadeira é, preferivelmente, realizada com as bolas de gude e consiste em fazer um percurso de ida e volta em que as bolinhas têm que entrar em 3 buracos no chão. Quem chegar primeiro é o vencedor.

As bolas de gude, os gogos e o que mais servir para essa finalidade são brinquedos que cabem no bolso e divertem há várias gerações.

 

 

 

 

 

 

 

Anúncios

9 comentários sobre “Bola de gude e Gogo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s