Outro dia, fomos à livraria e o Ludo pediu pra levar “O Morcego”, de Jo Nesbo.
Para quem, como eu, nunca tinha ouvido falar em Jo Nesbo, fiquei sabendo, pelo Ludo que ele é um escritor norueguês de literatura policial, que vem fazendo muito sucesso e vai ter alguma de suas histórias adaptada para o cinema. Será estrelada pelo ator Michael Fassbender, que é o Magneto jovem (X Men) e já atuou em muitos outros filmes, como o ótimo Bastardos Inglórios.
O Ludo está gostando do livro e pretende ler todos da série protagonizada pelo detetive Harry Hole.
Harry Hole usa sua genialidade para desvendar crimes, mas tem uma personalidade difícil e problemas com a bebida. Não é a primeira vez que um personagem desses aparece e cai no gosto do público.
Há alguns anos nos divertíamos muito aqui em casa assistindo a versão do Sherlock Holmes interpretado pelo ator Benedict Cumberbatch, mas a série , na época, não levou o Ludo a se interessar pelo livros de Conan Doyle.
Perguntei para o meu filho como foi que ele descobriu esse Jo Nesbo e ele me disse que foi em um podcast. Podcasts são os programas de rádio da internet.
Achei curioso porque, quando o rádio começou a se espalhar pelo Brasil, havia, inicialmente, o interesse em educar, transmitir informações e encurtar as distâncias entre as pessoas, assim como a internet.
A televisão, desde o seu surgimento por aqui, na década de 1950, sempre teve o interesse descarado em vender bens de consumo em larga escala. Tinha propaganda até no nome dos programas: Reporter Esso, Telenotícias Panair, Telejornal Pirelli…
Hoje, todos os esses meios de comunicação têm o mesmo objetivo, mas, às vezes, sem querer, convencem adolescentes a se afastar um pouco da sua programação para fazer outras atividades, como ler.
As ilustrações das invenções são do livro The Second Kids World Almanac of Records and Facts, de Margo McLoone-Basta e Alice Siegel, que eu guardo desde que ganhei, em 1987!
Também sou fã do Sherlock!
Estou assistindo a nova temporada no Netflix.
Parabéns pelo excelente post!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Obrigada!!! Quero voltar a assistir também! Bjs!
CurtirCurtir
O Ludo deve ser um homenzinho. Você o relata de uma forma tão linda, que parece já um rapaz! Muito fofo! Beijins
CurtirCurtido por 2 pessoas
Muito obrigada Claudia. Ele é mesmo. Fico sempre feliz com seus comentários! 😘🌹
CurtirCurtir
Sempre um texto lindo, inteligente e instrutivo. Parabéns.
CurtirCurtido por 1 pessoa
🌹🌸💗🌹🏵💗
CurtirCurtir
Nossa, não conhecia o Jo Nesbo. Adoro séries policiais vou dar uma olhada nesse autor. Obrigada por compartilhar conosco! Bjs!
CurtirCurtido por 1 pessoa
O avô dos meninos, que adora séries policiais, também leu e gostou. Que bom que você se interessou! Eu que agradeço seus comentários! Bjs!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Esse é um autor que preciso conhecer. Já faz um tempo que li algo sobre ele, mas nunca comprei nenhum livro. Os elogios só aumentam minha vontade. Acho que é hora de mudar isso, ha ha.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Legal, Alan! Tomara que você também goste!👍
CurtirCurtido por 1 pessoa
Legal ler esse testemunho. Acredito que os meios de comunicação carregam muita coisa interessante que é negligenciado por quem acompanha. Em geral, as pessoas só estão preparadas para absorver a parte ruim. E, quando a educação em casa permite uma visão mais seletiva, eis que surge uma boa dica da mesma fonte de outras ideias não tão boas.
=)
CurtirCurtido por 1 pessoa
Concordo com você, Anna. Obrigada pelo comentário 🌻Bjs!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Eu sempre me empolgo quando um meio de comunicacao leva alguem a um livro. Por isso gosto tanto de blogs, vlogs, comunidades virtuais. Legal a sua reflexao.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Obrigada, Talita!🌹Bjos 🌹
CurtirCurtir