O rádio e o livro de Jo Nesbo

Invenções telefone

Outro dia, fomos à livraria e o Ludo pediu pra levar “O Morcego”, de Jo Nesbo.

Para quem, como eu, nunca tinha ouvido falar em Jo Nesbo, fiquei sabendo, pelo Ludo que ele é um escritor norueguês de literatura policial, que vem fazendo muito sucesso e vai ter alguma de suas histórias adaptada para o cinema. Será estrelada pelo ator Michael Fassbender, que é o Magneto jovem (X Men) e já atuou em muitos outros filmes, como o ótimo Bastardos Inglórios.

O Ludo está gostando do livro e pretende ler todos da série protagonizada pelo detetive Harry Hole.

Harry Hole usa sua genialidade para desvendar crimes, mas tem uma personalidade difícil e problemas com a bebida. Não é a primeira vez que um personagem desses aparece e cai no gosto do público.

estudo em vermelho sherlock

Há alguns anos nos divertíamos muito aqui em casa assistindo a versão do Sherlock Holmes interpretado pelo ator Benedict Cumberbatch, mas a série , na época, não levou o Ludo a se interessar pelo livros de Conan Doyle.

Perguntei para o meu filho como foi que ele descobriu esse Jo Nesbo e ele me disse que foi em um podcast. Podcasts são os programas de rádio da internet.

Achei curioso porque, quando o rádio começou a se espalhar pelo Brasil, havia, inicialmente, o interesse em educar, transmitir informações e encurtar as distâncias entre as pessoas, assim como a internet.

A televisão, desde o seu surgimento por aqui, na década de 1950, sempre teve o interesse descarado em vender bens de consumo em larga escala. Tinha propaganda até no nome dos programas: Reporter Esso, Telenotícias Panair, Telejornal Pirelli…

Hoje, todos os esses meios de comunicação têm o mesmo objetivo, mas, às vezes, sem querer, convencem adolescentes a se afastar um pouco da sua programação para fazer outras atividades, como ler.

Invenções TV

As ilustrações das invenções são do livro The Second Kids World Almanac of Records and Facts, de Margo McLoone-Basta e Alice Siegel, que eu guardo desde que ganhei, em 1987!

Anúncios

14 comentários sobre “O rádio e o livro de Jo Nesbo

  1. Legal ler esse testemunho. Acredito que os meios de comunicação carregam muita coisa interessante que é negligenciado por quem acompanha. Em geral, as pessoas só estão preparadas para absorver a parte ruim. E, quando a educação em casa permite uma visão mais seletiva, eis que surge uma boa dica da mesma fonte de outras ideias não tão boas.
    =)

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s