Letramento mediado pelas telas

livro laranja

Durante o curso de Pedagogia me interessei por tecnologias para a educação e por alfabetização e letramento.

Comecei a faculdade pesquisando sobre a “Universidade do Ar”, sob a supervisão da professora de História da Educação da PUC-Rio, Patrícia Coelho,  e terminei escrevendo a minha monografia sobre o tema “Letramento mediado pelas telas”, pela Universidade à distância Unyleya.

Publiquei o tema da monografia em formato de e-book pela Amazon, ontem, e já está disponível!

Seguem algumas das ideias principais do livro:

Alfabetização e Letramento

Letramento e alfabetização são conceitos distintos e interdependentes:

A alfabetização é o domínio de um código e das habilidades de utilizá-lo para exercer a arte da leitura e da escrita.

O letramento é a capacidade de ler ou escrever para atingir diferentes objetivos, como obter informação, interagir com outros, imergir no imaginário, ampliar conhecimentos, seduzir etc.

As Telas e o Letramento

Hoje, boa parte do letramento acontece nas telas.

As telas pelas quais ocorre o letramento são o computador, o celular, a televisão e o cinema.

Pesquisei o letramento em cada uma das mídias acima e também no rádio, que, apesar de não ser tela, foi a primeira forma de educação a distância no começo do século XX, no Brasil.

As Gerações e os Multiletramentos

Procurei estabelecer comparações entre o letramento dos nativos digitais e das gerações de seus pais, para identificar as vantagens e desvantagens do uso das telas no letramento.

Pretendi reconhecer como os alunos estão se relacionando com a leitura, a interpretação dos textos e a escrita quando não estão usando as telas e avaliar se os meios eletrônicos ajudam ou atrapalham o letramento.

É inegável que as telas apresentam novos e múltiplos caminhos para a aquisição e domínio do que se lê e escreve e que seu uso no letramento dos indivíduos é uma realidade, sejam eles nativos digitais ou não.

Quem tiver curiosidade em saber mais sobre o tema e quiser adquirir o livro que eu publiquei na Amazon é só clicar aqui.

Quem quiser continuar conversando sobre letramento e tecnologias para a educação, vou adorar usar esse espaço mediado pelo Ludo e Vico.

O letramento está em toda parte!

livro azul

 

 

24 comentários sobre “Letramento mediado pelas telas

  1. Um tema bem interessante. No meu curso de Psicologia, possuo matérias sobre educação, aprendizagem e Psicologia Escolar. Nunca estudei esse tema que você apresentou, pelo qual me interessei. Tenho certeza que a tecnologia pode ajudar na educação, por apresentar um método mais atrativo para as crianças.
    Abraço.

    Parabéns pelo e-book.

    Curtido por 2 pessoas

  2. Primeiramente, parabéns pela publicação!
    Mariana (ludoevico), muito interessante o tema! Não tenho conhecimento acadêmico, mas acredito que o uso da tecnologia no aprendizado e como estímulo na alfabetização e letramento seja sempre bem-vindo.
    Beijos!

    Curtido por 1 pessoa

  3. Olá! Parabéns! Dizem que conseguir publicar um livro é como parir um filho. Mas sem as dores do parto. Pronto. Inventei isso agora. xD Pelo que entendi, alfabetização é a capacidade de manejar o martelo e letramento é saber quando e onde se deve marretar? 😀 Sou Técnico em Eletrónica e Engenheiro Agrônomo, pelo que, como pode imaginar, minha formação “formal” sobre o assunto é basicamente nula. Mas na faculdade interessei-me por metodologias de ensino e estudei as metodologias baseadas em “problemas/projetos”. Gostava mesmo de fazer algumas cadeiras de pedagogia, pelo simples motivo que hoje sou formador e, na prática, estamos sempre “ensinando”, mesmo que apenas aos nossos filhos (mas normalmente não só). O assunto me interessa e pretendo adquirir o seu livro. Mas eu tenho uma pergunta, não tem pra Kobo? rs É que eu não tenho o kindle… lol
    Beijinhos e boa sorte com o livro!

    Curtir

Deixe um comentário