O Menino Fernando Sabino

passaros

Eu li, meu marido leu, o Ludo leu e o Vico está lendo. Todos nós conhecemos este livro como uma “obrigação” da escola e, em todos os casos, o fardo se revelou um prazer.

O livro “O Menino no Espelho”, de Fernando Sabino, narra uma “meninice” distante da que cada um de nós teve, nas primeiras décadas do século passado, mas os medos, as traquinagens e os sonhos de Fernando são atemporais e viverão enquanto existir infância.

O autor publicou esse livro em 1982.

“O menino no espelho” também teve sua adaptação para as telonas, mas a leitura é insubstituível.

Peguei emprestado o livro do Vico, folheei algumas páginas e selecionei aleatoriamente um trecho sensível e engraçado desta obra prima da literatura infantojuvenil brasileira:

Nasci no dia 12 de outubro, aniversário do Gerson, que estava fazendo oito anos. Meu irmão tinha pedido de presente uma surpresa, e surpresa ele teve: nasci em casa, como acontecia naquela época, e minha mãe mandou botar o bebê na cama do Gerson, como presente de aniversário.

Quando ele acordou e deu comigo a seu lado, ficou na maior alegria. Foi um custo para se convencer de que eu não era um brinquedo dele, que pudesse ficar carregando pela casa de cá para lá o tempo todo.

Daí o carinho com que ele me tratou a vida toda. Embora o Toninho, que era só dois anos mais velho, sempre tenha sido também muito meu amigo, e fosse o meu companheiro de quarto, o Gerson, pelo fato de já ser para mim um homem com seus dezesseis anos, me despertava uma grande fascinação; eu queria ser como ele quando crescesse.

Diga-se de passagem que, ao completar oito anos, também pedi à minha mãe um bebê. Ela achou graça, botando na minha cama um boneco, o que me deixou com muita raiva ao acordar, pois além do mais eu não era menina para ganhar um presente daqueles.

Fernando Sabino, assim como seu personagem, nasceu no dia 12 de outubro, em Belo Horizonte, dia das crianças, também foi escoteiro, filho, irmão, criativo, talentoso e apaixonado. Viveu, aumentou um pouquinho e imaginou algumas das maravilhosas aventuras narradas no livro que tanto nos emocionam.

aviador menino no espelho

As ilustrações estão no livro e são de Carlos Scliar, coloridas aqui com o aplicativo Prisma.

 

 

Anúncios

14 comentários sobre “O Menino Fernando Sabino

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s