Esse lindo livro, de Katia Canton e Luciana Schiller, que eu ganhei da minha querida tia Francisca ensina bem mais do que a origem das peças de roupas.
Ele trata dos costumes e comportamentos em diversos lugares e épocas e leva as crianças e também os adultos a refletirem sobre a relatividade do que é considerado bonito, elegante e adequado na forma de se apresentar para o mundo, cobrindo e descobrindo o corpo.
Felizmente, estamos cada vez mais libertos para nos vestirmos, calçarmos e usarmos cabelos e adereços como desejarmos, desde que não ofendam terceiros e não nos façam mal.
Na Passarela da História
- Na pré-história, as roupas eram as peles dos animais que haviam sido comidos! Até o final do século passado ainda era considerado chique usar casaco de pele nos países onde fazia frio. Movimentos ecológicos iniciados nos anos 1980, felizmente, conseguiram acabar com essa moda.
- Adereços dourados, franja e olhos delineados com Kajal eram a tendência no Egito de Cleopatra, que segue sendo copiada em várias versões carnavalescas até hoje.
- Em 800 a. C, sandálias e túnicas drapeadas e vaporosas eram as vestimentas preferidas dos gregos e gregas para desfilar seus corpos atléticos.
- De pele de bicho, passando por tecidos leves as armaduras chegaram na Idade Média (aproximadamente de 1000 a 1600). Na Europa os homens vivam dentro destas pesadas vestimentas e as mulheres fechadas em longos vestidos que refletiam a austeridade da religião católica.
- Séculos mais tarde, na era Barroca, séculos XVII e XVIII, quando a França era o centro da Europa, o Rei Sol ensinou os homens e as mulheres da corte a usarem perucas cacheadas, maquiagem com pó de arroz, ruge e pintas desenhadas no rosto. As roupas das damas e dos cavalheiros eram muitos ornamentadas. Ninguém questionava homem usar maquiagem. Era moda e ordem do Rei.
A beleza e os adereços em várias culturas:
O livro explica a influência das Artes para a Moda
- A bailarina norte americana Isadora Duncan revolucionou ao pregar a liberdade dançando com túnicas leves e soltas sobre o corpo nu no começo do século XX.
- A chegada dos balés russos, com destaque para o bailarino Nijinski, em Paris em 1909 renovou a moda. As cores deixaram de ser tons pastéis e passaram a ser vivas e berrantes.
- Em 1917 Pablo Picasso fez os figurinos para o moderno balé Parade.
- A pintora Sonia Delaunay assinou, em 1923, os cenários e figurinos da peça O Coração de Gás. “Sonia se inspirava nas luzes e no movimento da cidade (Paris) para criar suas formas coloridas, nas telas, nos espetáculos e também nas roupas”.
Além de tratar desses assuntos, o livro explica o que é alta costura e resume as biografias de Chanel; Christian Dior; Yves Saint Laurent; Jean Paul Gaultier e do brasileiro Dener.
Curiosidades sobre peças de roupa, como o Jeans; a Camiseta; a Minissaia; a Gravata; o Biquini; o Spencer; a Calça Culote e as Botas também fazem parte do livro.
Espero que você tenham gostado.
O que não pode faltar no seu guarda roupa?
Livro muito interessante! E bastam apenas alguns anos pra fazer muita diferença!! É só olhar nossas fotos antigas… Hahaha. O pensamento que vem é: “Como pude usar aquilo?!?” ou “Que cabelo era aquele?!?”. 😂😘
CurtirCurtido por 1 pessoa
Hahaha É verdade, querida😁E daqui a uns anos volta a ser moda e deixa de ser cafona! Obrigada por passar aqui e trazer seu bom humor e seu carinho🌻🌷Uma semana iluminada pra você!⭐️Beijos!!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Ótima semana pra você também!! Bj. 🤣💐
CurtirCurtido por 1 pessoa
Adorei! Lembrei da Leila Diniz, grávida de biquíni, revolucionando o mundo dos costumes (nos 2 sentidos).
CurtirCurtido por 1 pessoa
Obrigada! Adorei seu comentário sobre os costumes Cristileine!😁☀️Algumas pessoas souberam usar a moda para se manifestar! Beijos e uma linda semana pra você!🦋🦋
CurtirCurtido por 1 pessoa
Muito interessante. Cada aspecto humano possui sua história, que se modificou muito ao longo do tempo. Teve tempo em que era chique os homens usarem tamancos. E eu já li que, na Idade Média, não havia diferenciação entre adultos e crianças; crianças eram pequenos adultos, sendo assim se vestiam como tal.
Ótimo post muito, curioso.
Abraço
CurtirCurtido por 1 pessoa
Muito obrigada Alan! Interessante a história dos tamancos😁 Por que será que se tornaram traje típico dos holandeses?🤔 Essa curiosidade dos mini adultos da idade média é assustadora pra nós atualmente… Adorei seus comentários!😁Obrigada por passar aqui! Ótima semana!🌞🍀Abraço!!!
CurtirCurtido por 1 pessoa
A realeza adorava usar tamancos, era sinônimo de masculinidade até!
CurtirCurtido por 1 pessoa