Mais Zen

floresta da janela

Meu pai adora me presentear com revistas que tenham assuntos que ele sabe que eu gosto. Semana passada ganhei um exemplar da “The Power of Mindfulness“, cheia de artigos interessantes e agradáveis de ler.

Fiz um apanhado de algumas estratégias para uma vida mais Zen, adicionei o tempero daqui de casa, ideias que praticamos e compartilho a seguir:

  • “Segure a porta para alguém” – Quando você estiver triste (ou não) tente oferecer pequenas gentilezas para as pessoas. Esses gestos de bondade reduzem o stress e melhoram o estado de espírito de quem pratica.

Aqui em casa cada um lava, seca e guarda a sua louça, mas quando decide fazer algo a mais para agradar (sem esperar recompensa) percebo que o “benfeitor” se sente melhor do que estava antes do gesto.

  • Agradeça quem praticou a gentileza – A resposta para a ação acima também é importante. Ao demonstrar gratidão pelo gesto, que pode ser nomeado (obrigado por ter secado os pratos…), valorizamos a relação que temos uns com os outros. Quanto mais valorizamos as pessoas dentro e fora de casa mais felizes e satisfeitas elas se sentem.

Parece óbvio, mas nem sempre se olha nos olhos de quem nos faz um favor ou presta um serviço ou se retribui o gesto com um sorriso junto com um agradecimento. Faz diferença!

  • Espalhe aromas de lavanda e laranja onde achar por bem para reduzir ansiedade e melhorar o humor. Segundo a revista, essa dica funciona até para a sala de espera do dentista! Essa ideia ainda não testamos…
  • Organize uma gaveta – Não precisa ser o dia todo de arrumação. Basta um pedacinho de bagunça resolvido para aumentar a satisfação consigo mesmo.
  • Masque chiclete – Confiram esse post escrito ontem pela querida Cristileine Leão. Ela acertou em cheio. O artigo da revista afirma que esse hábito diminui os níveis de ansiedade e aumenta o foco nas atividades.
  • Cante – Mesmo que não tenha afinação, sua cantoria aumenta a imunidade do corpo e reduz a ansiedade. “Quem canta os males espanta”.
  • Esfregue e massageie  o pescoço, as costas, os ombros e os pés. Se tiver alguém que faça esse carinho em você melhor ainda. Além do relaxamento, o humor e até a qualidade do sono são beneficiados.
  • Tenha alguma conexão com a natureza, diariamente, se possível.

Olhar para uma paisagem verde da janela produz bem estar. Eu sinto isso e agradeço diariamente.

Se puder, tenha uma planta fácil de manter e que seja adequada para sua casa ou apartamento.

Espero que algumas dessas sugestões (ou todas!) caibam no seu cotidiano e tragam bem estar e uma vida mais Zen.

Feliz Dia dos Professores, que merecem mais reconhecimento do governo e da sociedade e paz de espírito para realizarem seu trabalho da melhor forma possível!

Cristo Nublado

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18 comentários sobre “Mais Zen

  1. Parabéns minha querida amiga pelo post e parabéns seu pai pela sensibilidade. Todas essas sugestões cabe no meu cotidiano e lendo-as aqui, sinto que estou no caminho certo. Tenho por hábito, regra ou como queira chamar, de: ao amanhecer abrir os braços para o sol e simplesmente agradecer. Como disse Morgan Freeman no filme ” O todo poderoso” : isto sim, é uma oração das boas hahahahaha. Deixo aqui o link de uma música minha que fala a respeito ( se me permite ) https://panografias.com.br/amanheceu . Obrigado por compartilhar ( adoro estar aqui )… beijo no seu coração.

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  2. Obrigada😉 Além de mascar chicletes gosto também de segurar a porta para os outros. Sei lá, acho tão legal, na escola das crianças até pareço ser a porteira, me sinto útil por isso. Uma mania diferente aqui, é que por causa do pouco sol, usam muitas velas de toda forma, cor e cheiro. Se concentrar nessa luz é bem relaxante. Abraços.

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