Valores da Escola

professora

Ludo e Vico estão aproveitando o último mês na escola que eles estudam aqui no Rio. Ano que vem estarão em outra instituição de ensino e em outra cidade.

Alguns momentos me marcaram nas vivências dos meninos nesse ambiente escolar e não são relativos à corujice de ver os filhos na apresentação de fim de ano ou na redação bonita, mas na construção dos valores humanos.

Eu desejo que meus filhos encontrem a realização profissional e que sejam independentes financeiramente, mas também acredito na importância da ética, da solidariedade, do respeito à diversidade que algumas escolas se empenham em transmitir e outras usam apenas no discurso.

Educar para saber conviver na sociedade e para saber respeitar o planeta do qual fazemos parte é um trabalho coletivo de toda a comunidade escolar (inclusive das famílias dos alunos) que precisa ter incorporado esses princípios no cotidiano.

A primeira vez que percebi que algo de bom estava sendo construído nesse sentido foi quando o Vico me contou que tinha um amigo muito engraçado, que vivia elogiando a beleza das colegas e ensinava músicas que ele ainda não conhecia. Quando ele me apresentou o amigo em uma festa da escola fiquei muito feliz. Ele era negro e essa característica não fazia parte da descrição do Vico, porque não faz diferença.

Lembro que as piadas racistas eram comuns nos meus anos de escola, assim como os apelidos que visavam ofender colegas pela cor da pele.

Outro exemplo que eu acharia inimaginável na minha infância e adolescência foi perceber (e confirmar com os meninos) que ninguém chateia os alunos GLS. Sim, porque as pessoas que mais sofriam bullying no meu colégio eram os meninos ou meninas que não correspondiam aos padrões heterossexuais. Os colegas do Ludo e do Vico não são segregados nem hostilizados por serem quem são.

Ainda existem implicâncias, brigas e ofensas por outros motivos que dizem respeito às personalidades e aos interesses conflitantes, mas não há espaço para a opressão nem para os maus tratos fundados no preconceito e na discriminação.

Acredito que essa base sólida de valores humanos que eles receberam não será desfeita, o que não posso afirmar de alguns conteúdos que a gente só decora pra fazer prova mesmo…

colegas

As imagens desse post são do livro “Polígonos, centopeias e outros bichos”, de Nílson José Machado.

16 comentários sobre “Valores da Escola

  1. Aos poucos a educação caminha para um respeito maior às diferenças, o que vai tornar a sociedade muito melhor. É bom ver exemplos como o seu, porém o caminho ainda é muito grande, principalmente em regiões do interior e na rede pública. E é desde cedo que isso pode fazer diferença, seus filhos estão trilhando um caminho muito bom nesse sentido!
    Grande abraço!

    Curtido por 4 pessoas

  2. Minha querida amiga…adorei seu texto. Mas acredito que o mérito tem sido seu, porque ainda que pareça clichê, “o exemplo vem de casa”. Lógico que a escola tem um papel muito importante mas como dizia Mandela:”… Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se podem aprender a odiar, elas podem ser ensinadas a amar…”. Sinto-me imensamente feliz por vocês… beijo no coração e sucesso na mudança!

    Curtido por 3 pessoas

  3. ” Acredito que essa base sólida de valores humanos que eles receberam não será desfeita”

    Provérbios 22:6 “Ensina a criança o caminho em que deve andar e quando ela crescer não irá se desviar” acho que isso se aplica à tudo, inclusive aos valores éticos e morais que se transfere aos filhos.

    Fica tranquila!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário