A Era dos Jogos: Perguntas

Space Invaders

Brincadeiras com testes são populares há tempos, tanto que a “gamificação” se expandiu para várias áreas da vida, como a educação, que busca atrair os alunos de várias idades para o estudo, tornando-o mais prazeroso.

Existem aplicativos/joguinhos de celular que testam/ensinam a tabuada, gramática e conversação em vários idiomas, ciências, história e assuntos diversos.

Os jogos e testes relaxam, ensinam, divertem pares e grupos e até espantam o tédio e a solidão.

Esse post trata de alguns testes e jogos (games) no sentido estrito de diversão de crianças e adultos, que continuam brincando pela vida afora.

Dizem que as crianças não brincam mais, que se tornaram mini adultos. Você concorda? E os adultos que adoram jogos eletrônicos?  Podemos considerá-los infantis?

Hoje fomos, eu, Vico e meu marido, numa exposição interativa de jogos eletrônicos e seus consoles, desde os anos 1970, chamada “A Era dos Games“, organizada pelo Barbican Centre, centro de artes de Londres.

Eu não tive muita intimidade com os jogos da “Era dos Games” (Atari, Pinball, Telejogo, Fliperamas, como Espace Invaders, Asteroids etc.) nem quando era criança, mas meu marido e meu filho literalmente “se jogaram”na exposição e testaram suas habilidades para desviar dos alienígenas, montar figuras geométricas, correr de carro em alta velocidade entre outros desafios.

Será que as meninas hoje em dia têm mais incentivos e se interessam em brincar com jogos eletrônicos?

Antes da exposição, o Vico me apresentou dois aplicativos que serviram de passatempo na fila de espera de emissão de documento no Detran, que seguem a linha conhecimento gerais e adivinhações.

Ficam as dicas pra procurar na App Store:

Perguntados

Akinator

Outra brincadeirinha que eu ofereço nesse post é de um livro-jogo, que foi “febre”nas livrarias há alguns anos chamado Psychogames: testes de personalidade, jogos e questionários, da Redstonepress, Londres.

“Copie este diagrama numa folha de papel. Sem pensar muito, transforme estas formas em desenhos. Em seguida dê um adjetivo a cada figura.”

Cartão Surpresa 1

As respostas estarão no próximo post…

 

12 comentários sobre “A Era dos Jogos: Perguntas

    1. Legal! Eu gosto de palavras cruzadas até hoje😊Nunca joguei candy crush, mas pelo que eu vi da exposição, os meninos de todas as idades ainda são maioria esmagadora nos jogos eletrônicos. Obrigada pela visita sempre querida! Bjos e Linda Semana pra você e sua família!🌻🌷🌻🌷

      Curtido por 1 pessoa

  1. Eu não sou boa, mas gosto de jogar vídeo game de vez em quando.
    Por aqui aparece o Museu do Videogame Itinerante. Eu sempre vou, pois meu marido adora consoles e jogos antigos.
    Respondendo as suas perguntas: videogame nada mais é que mais uma opção de entretenimento. Crianças e adultos podem se divertir. No caso do incentivo a menina, vai depender do meio / família dessa garota.
    Beijos, Mariana!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário