Mortos de Fama

coleção mortos de fama

A coleção Mortos de Fama apareceu pela primeira vez aqui em casa quando o Ludo tinha uns 9 anos e gostava muito de ouvir Elvis Presley.

Comprei pra ele Elvis e sua Pélvis.

Mortos de Fama conta para crianças a biografia de pessoas famosas que morreram há poucas décadas, como Elvis, Einstein etc e também há muitos séculos, como Cleopatra e Leonardo Da Vinci, entre outros.

O diferencial nos livros dessa coleção infanto-juvenil é a forma como a vida desses personagens da história humana é narrada. Com muito humor, algumas ilustrações que enriquecem o texto e curiosidades, a escrita faz com que o leitor tenha a impressão que está conversando com o narrador e coletando diários, fotos e notícias sobre o célebre morto de fama.

Folheando o livro do Elvis, achei uma página que fez o Ludo rir bastante na época. Depois do narrador explicar que em 1958, em plena Guerra Fria, a Rússia acusou o Rei do Rock de ser o inimigo número 1 do país, pois tentava atrair os jovens soviéticos para o modo de vida americano, seguia essa tirinha:

Elvis

Depois do Elvis, o Ludo leu e releu Al Capone e sua Gangueda mesma coleção.

O código de honra dos bandidos também rendeu muitas risadas:

honra da mafia

codigo Al Capone

Na época em que o Vico leu Diário de Pilar no Egito ele também se interessou por Cleópatra e sua Víbora da coleção Mortos de Fama.

O Vico (e eu) aprendemos, por exemplo, que quando a Cleópatra nasceu, os reis deuses egípcios sempre se chamavam Ptolomeu e casavam com suas irmãs, madrastas ou enteadas, rainhas deusas egípcias que sempre se chamavam Cleópatra e não havia limites na luta pelo poder dentro da família real.

familia da Cleo

Outros Mortos de Fama que compramos foram Joana d’Arc e suas Batalhas; Inventores e suas Ideias Brilhantes e Espártaco e seus Gloriosos Gladiadores.

Esse ano, para nossa surpresa, na lista de material do Vico, o livro de laboratório que foi pedido pela escola foi Isaac Newton e sua Maçã da coleção Mortos de Fama!

Ele já começou a ler:D

Para quem se interessou por essa coleção da Editora Companhia das Letras, também há outros títulos que ainda não temos:

  • Tuntancâmon e sua Tumba cheia de Tesouros
  • Alexandre o Grande e sua Sede de Fama
  • Os cientistas e seus Experimentos de Arromba
  • William Shakespeare e seus Atos Dramáticos
  • Lendas do Rei Artur
  • Leonardo Da Vinci e seu Supercérebro
  • Albert Einstein e seu Universo Inflável

Segue o link que dá mais detalhes sobre os livros e seus talentosos autores e ilustradores, na página da Editora.

 

17 comentários sobre “Mortos de Fama

  1. Olha, q curioso. O meu filho mais novo qdo estava com 9 anos tb passou a gostar do Elvis. Pq será?

    Uau muito interessante essa coleção de livros. Adorei!

    Eu tenho alguns livros infantis como mito e mitologia, tb alguns clássicos da literatura disponibilizado em formato p criança, mas nada nesse estilo. Ah..e tb livros do Stephen Hawking p crianças.

    Curtido por 2 pessoas

  2. Olá minha querida amiga… não conhecia esta coleção “Mortos de Fama” e pelo que relatou é muitíssimo interessante. Ótima dica. Quanto a Elvis Presley, dispensa comentário rsrsrsrs, a minha filha do meio (28anos) ganhou o nome de “Priscilla” por causa do filme sobre a vida do Rei do Rock. “Priscilla Presley” era esposa do Elvis. Um beijo no coração e obrigado por compartilhar.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário