Fôrma e Forma

matrioskas loiras

As duas faces de Eva

A expressão “piriguete” surgiu na periferia de Salvador e foi parar no funk carioca. Ela é fruto da junção das palavras “perigosa” e “girl“, mais o acoplamento final “ete” para soar melhor…

No dicionário Aurélio Escolar significa moça ou mulher namoradeira.

“Embora a piriguete denote perigo, ela é dotada de uma dimensão de poder, de não submissão e de liberdade, principalmente sexual. A piriguete é entendida como uma mulher com modos heterodoxos de vestir, de agir e de expressar sua sexualidade”…

“Entretanto, ao mesmo tempo em que as piriguetes são um perigo e podem subverter a dominação masculina, elas podem também, a partir da sua forma de agir, reforçar algumas normas de gênero referentes à dominação masculina, e, assim, fortalecer essas normas e preconceitos contra elas mesmas”.

matrioskas morenas e loiras

“Tudo o que você quer ser”

Durante 56 anos a boneca Barbie teve 180 profissões, mas um único tipo de corpo. Se esse corpo fosse de uma mulher, ela teria 45 cm de cintura, 91 cm de busto e 83 cm de quadril.

Em 2016, a boneca loira de formas irreais, que influenciou gerações, passou a ser fabricada com 4 tipos de corpo, 7 tons de pele, 22 cores de olhos e 24 tipos de cabelo.

Saias e vestidos

Encaixar na Fôrma

“Como afirmou o sociólogo francês Marcel Mauss, é por meio da “imitação prestigiosa” que os indivíduos de cada cultura constroem seus corpos e comportamentos.

O conjunto de hábitos, costumes, crenças e tradições que caracterizam uma cultura também se refere ao corpo…

Esse corpo, que pode variar de acordo com o contexto histórico e cultural, é adquirido pelos membros da sociedade por meio da “imitação prestigiosa”. Os indivíduos imitam atos, comportamentos e corpos que obtiveram êxito e que tem prestígio em sua cultura.”

roda o tempo

Formas mais Felizes

  • Não têm vergonha do próprio corpo
  • Não mendigam amor, atenção e reconhecimento
  • Não se acham o centro do mundo
  • Não deixam para amanhã o que podem resolver hoje
  • Não têm medo de dizer Não

Para quem quiser encontrar os textos e se aprofundar:

LARANJEIRA, Larissa Quillinan Machado.Piriguete: A garota fálica mascarada; O rótulo como máscara, maquiagem ou armadura de um comportamento sexual mais ativo ou considerado típico do masculino. Revista Sociologia. Editora Escala, Edição 67, pp. 44-51.

GOLDENBERG, Mirian. Homem não chora. Mulher não ri. 80 ideias para entender melhor sexo, amor e felicidade. 1 ed. Rio de Janeiro, Editora Nova Fronteira, 2013.

*Ilustrações (alteradas com o aplicativo Prisma):

Christa e Adam Hook: livro “The People Atlas”, autor Philip Steele, Editora Oxford.

Julie Paschkis: livro “Tarot”, autor Dennis Fairchild, Running Press.

8 comentários sobre “Fôrma e Forma

Deixe um comentário