Espaço para passar o Tempo

Bairro_do_Limoeiro

O que é espaço para passar o tempo?

A própria casa, a casa dos amigos, a casa dos parentes, espaços públicos e privados de lazer como o parque, a praça, os museus, o cinema, o teatro…

“É só colocar os pés na rua que se gasta dinheiro” dizem.

Para muitos passeio = shopping.

Onde moro não tem shopping. Tem parques, praças, museus, cinemas, livrarias, teatro, algumas galerias, restaurantes e lojas de rua.

Adolescentes e adultos, quando querem reclamar, dizem que há pouca variedade de lazer porque não tem shopping (!) como nas cidades maiores.

Na minha modesta observação não tem porque não precisa.

Não há tanto dinheiro circulando que demande esse trambolho na paisagem urbana ou ladrões de rua que justifiquem o esconderijo, por enquanto…

pracinha

Paraísos Artificiais

“Tanto em sentido raso, quanto em sentido profundo, toda cidade é artificial: ruas, praças e prédios não brotam espontaneamente no mundo natural como bromélias, cajueiros ou acácias… O que temos é que os centros tradicionais vêm passando boa parte de suas atividades para os neocentros, mas uns e outros são igualmente artificiais…”

“As pessoas dedicam à banalidade dos corredores sempre iguais (do shopping) o flanar e o bem estar que não conseguem viver no corpo estranho de sua própria cidade”.

em casa na cidade

“Se você consegue fazer adolescentes acreditarem que a melhor coisa a fazer num sábado à noite é ir a um shopping, então você consegue desenvolver atitudes nas quais a única coisa que importa é quão chique é seu carro e por aí vai”. (Noam Chomsky)

flanando na cidade

Consumir e seus Sinônimos

CONSUMIR. Sin. Gastar, corroer, extinguir, destruir, estragar, devorar. Enfraquecer, debilitar, abater: Moído de disciplinas, consumido de jejuns (Sousa). Despender, absorver, gastar. Apagar, obliterar, expungir: O tempo consumiu as inscrições. Desgostar, afligir, ralar, mortificar: Consomem-no os desvarios do filho. Empregar, aplicar, dedicar, consagrar: Os autores em cuja lição tenho consumido a mor parte da minha idade (H. Pinto). Comungar (o padre à missa). -SE. Ralar-se, mortificar-se, afligir-se, amofinar-se, apoquentar-se.”

criança lendo

*Os textos usados em Paraísos Artificiais foram extraídos do livro Mulher, Casa e Cidade, de Antonio Risério, editora 34. 1ª edição, 2015.

*Os sinônimos de Consumir  em Consumir e seus Sinônimos foram inteiramente copiados do Dicionário de Sinônimos e Antônimos da Língua Portuguesa, de Francisco Fernandes, Editora Globo, 38ª edição, revista e ampliada por Celso Pedro Luft,, 1999.

*O texto de Noam Chomsky foi tirado de uma entrevista, por Nathan Fernandes, publicada em 24 de agosto de 2017, na Revista Galileu.

*A ilustração do bairro do Limoeiro, onde se passam as histórias da Turma da Mônica, foi tirada deste site

*As demais ilustrações são dos livros da Coleção Criança Curiosa, que eu comentei aqui muitos posts atrás: De onde as coisas vêm (ilustradores Émilie Chollat e Robert Barborini) e O espaço (ilustradores Olivier Latyk e Philippe Mignon).

Boa semana!!!

Anúncios

17 comentários sobre “Espaço para passar o Tempo

  1. Excelentes reflexões! Interessante pensar que as “ruas” declaradamente artificiais dos shoppings causem menos mal-estar do que as ruas também artificiais e construídas das cidades. E como o passeio ao shopping tão costumeiro a tantas famílias gera consequências graves e incentiva o consumismo. Comprar se torna algo banalizado quando a criança passa todos os finais de semana no shopping, vendo seus pais gastarem e gastarem. E se torna algo desejável. Dessa forma toda noção de valor passa a ser definida a partir do que se pode comprar ou não.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Nossa, fiquei chocada com tantos significados negativos que tem a palavra “consumir”. Nunca tinha parado para pensar assim. Mas faz todo o sentido.

    São fases, hoje eu não curto nem um pouco o shopping. O maior marketing quando começaram com os shoppings era a praticidade, estacionamento(gratuito) e segurança (??? ) . Outros tempos também, rs. ^.~

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s