Festa do Colono Alemão

camiseta bauernsfest

A Bauernfest é uma comemoração que dura 10 dias e homenageia a colonização alemã em Petrópolis. A festança acontece no mês de junho, sendo até mesmo feriado na cidade o dia 29 do referido mês, que celebra o colono alemão.

Estivemos, eu e meu marido, no dia 28, quinta passada, à tarde, no evento, para aproveitar o horário de menor movimento. O Ludo não foi porque teve aula o dia todo. O Vico até queria ir com os amigos, mas dormiu depois da escola.

chafariz no jardim do palácio de cristal

São vendidas, nas barraquinhas dentro dos jardins do Palácio de Cristal, 34 tipos de 17 marcas de cervejas artesanais. Experimentamos e aprovamos a cerveja artesanal SerraVelha, tipo lager. Paramos na primeira a fim de evitarmos problemas:D

cerveja artesanal

As diversas outras casinhas, nos jardins e nos arredores do Palácio de Cristal, vendem comidas típicas (salsichão, croquete, sanduíche de pernil, apfelstrüdel etc.), inclusive de restaurantes conhecidos daqui – Casa do Alemão, Confeitaria Willemsen, Katz Chocolates, entre outras – além de artesanato e acessórios, como o chapéu tirolês.

arredores do palacio de cristal

casas fora do palacio

A fila de casinhas alemãs começava no Palácio de Cristal e terminava na Fábrica- Museu da Cervejaria Bohemia.

cervejaria bohemia

Não vimos as competições e apresentações, que estavam no calendário dos 10 dias de Bauernfest de Petrópolis, porque só tivemos chance de aproveitar aquela tarde, mas foi ótimo assim mesmo.

boneca ima bauernsfest

Essa bonequinha – imã de geladeira – eu ganhei do meu marido.

A Bauernfest continua agora em Itaipava, distrito de Petrópolis, a 30 minutos do Centro Histórico. Segue aqui a programação.

Gute Woche!!!

27 comentários sobre “Festa do Colono Alemão

  1. Quando eu era bem jovem, passava algumas férias em Pedro do Rio com uma tia minha. E lembro de ter ido algumas vezes, em julho, a festas parecidas em Petrópolis. Não sei se já tinha este nome, mas era uma festa popular, com boa comida e bebida e outras atrações. Petrópolis conserva a beleza e o acolhimento do passado!

    Curtido por 1 pessoa

    1. A Bauernfest tem quase 30 anos. Antes dela o clube 29 de junho promovia eventos para celebrar a vinda dos colonos alemães a Petrópolis. Muito obrigada pela visita e por compartilhar suas lembranças da cidade aqui no blog! 😊🌻🦋

      Curtir

  2. Oi, Mariana. Fui no ano passado pela primeira vez e adorei. A minha cerveja favorita é a do tipo Weiss, que tive a chance de beber em Petrópolis. Também bati um pratão de pedaço de bolo de brigadeiro com morango. Pretendo voltar ☺

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário