Mulheres do Século XX

foto na praia

Ontem assistimos a mais uma indicação de filme do Ludo, Mulheres do Século XX.

Por que eu recomendo esse filme?

Por diversos motivos:

  • Faz pensar no impacto do meio e da época em que nascemos e crescemos sobre a nossa visão de mundo nas décadas seguintes. Nessa história, temos as referências principais da mãe, nascida nos anos 1920, do filho nos anos 1960 e da jovem mulher que o influencia, nascida nos anos 1950. Como pano de fundo para o que acontece no cotidiano dos personagens principais, o filme pontua grandes mudanças, culturais, sociais, de padrão de consumo etc. que marcaram as referidas décadas do século XX.
  • Mostra a dificuldade de adaptação da mãe ao novo comportamento do filho adolescente (não apenas pelo conflito geracional), pelo estranhamento de não ser mais o centro da vida do rapaz e pelo desafio de educar um homem para ser uma boa pessoa e saber se relacionar com os outros.
  • Destaca o feminismo sob três perspectivas: da mulher que conquistava sua independência financeira, mas ainda era marginalizada por não ter um marido, da adolescente que se sentia livre sexualmente, mas não acreditava ser merecedora de afeto, nem conhecia seu próprio prazer e da jovem adulta que vivia cada movimento cultural intensamente e compartilhava seus pensamentos, inclusive sobre o movimento feminista, sem medo da rejeição social.

Além desses motivos, sou mãe de dois adolescentes que têm amigos e amigas e gosto de observar a influência delas na formação das identidades deles.

Boa semana!!!

*A imagem, alterada pelo aplicativo Prisma, foi tirada do livro Almanaque 1964 , de Ana Maria Bahiana.

Anúncios

6 comentários sobre “Mulheres do Século XX

  1. O século XX foi muito importante para as mulheres, uma época onde muita coisa mudou e conquistas foram alcançadas. Me parece ser um filme interessante, retratando a importância das mulheres, que ainda precisa ser algo a se elucidar para muitos (infelizmente).
    Abraço!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s