Best Sellers sobre Adolescência

Best Sellers sobre Adolescência

Enquanto o Ludo, aos 16 anos, parece mais sereno e satisfeito com a vida, o Vico, que fará 14 em breve, começou a apresentar “reações de adolescente” em casa.

  • O que acontece com cada um, em cada fase da vida, pode ser medido e rotulado?
  • De quem é a culpa pelas reações dos adolescentes?
  • Se o sentimento sobre a infância nem sempre existiu, quando começaram a pensar e “criar” a adolescência?

Achei que as respostas estivessem nos best sellers que ensinam a “lidar” com adolescentes, mas, posso ter me enganado, como demonstra a pesquisa da professora Ana Mercês Bahia Bock, sobre esses mesmos best sellers, que compartilho aqui, respondendo a 3 perguntas:

1 – DE ONDE VEIO A ADOLESCÊNCIA?

Com as revoluções industriais, o trabalho se sofisticou, do ponto de vista tecnológico e passou a exigir um tempo prolongado de formação, adquirida na escola, reunindo em um mesmo espaço os jovens e afastando-os do trabalho por algum tempo. Além disso, o desemprego crônico/estrutural da sociedade capitalista trouxe a exigência de retardar o ingresso dos jovens no mercado e aumentar os requisitos para este ingresso, o que era respondido pelo aumento do tempo na escola.

A sociedade então assiste à criação de um novo grupo social com padrão coletivo de comportamento – a juventude/a adolescência.

O jovem, apesar de possuir todas as condições cognitivas, afetivas e fisiológicas para participar do mundo adulto, estava desautorizado a isso, devendo permanecer em um compasso de espera para esse ingresso; vai ficando distante do mundo do trabalho e distante também das possibilidades de obter autonomia e condições de sustento. Vai aumentando o vínculo de dependência do adulto, apesar de já possuir todas as condições para estar na sociedade de outro modo.

Não há nada de patológico; não há nada de natural. A adolescência é social e histórica. Pode existir hoje e não existir mais amanhã, em uma nova formação social; pode existir aqui e não existir ali; pode existir mais evidenciada em um determinado grupo social, em uma mesma sociedade (aquele que fica mais afastado do trabalho) e não tão clara em outros grupos (os que se engajam no trabalho desde cedo e adquirem autonomia financeira mais cedo)…

2 – O QUE OS BEST SELLERS SOBRE ADOLESCENTES ENSINAM?

Autor: Waldman, L.

Livro: E Agora? Tenho um filho adolescente.(1997)

… o adulto é valorizado como capaz da aceitação e da paciência e o jovem é tomado como alguém sem controle ou maturidade. A adolescência passa e tudo fica resolvido. Não há o que se fazer enquanto a adolescência é vivida; resta ser tolerante.

Autor: Tiba, I.

Livros:

  • Puberdade e Adolescência: desenvolvimento biopsicossocial.(1985)
  • Disciplina: limite na medida certa.(1996)

… O que é um filho saudável? Não se sabe pelo texto. Sabe-se que a saúde reduz a intensidade do conflito (necessário e inevitável). A orientação oferecida para os adultos é de tolerância e compreensão, supondo que a adolescência é natural e não tem jeito a não ser tolerar.

Autora: Zagury , T.

Livros:

  • O adolescente por ele mesmo: orientação para pais e educadores.(1996)
  • Limites sem trauma. (2001)

Zagury apresenta a adolescência com características negativas… São negativas no sentido de incompletude e imaturidade e por não serem características desejadas… Há uma grande preocupação em orientar os pais para se manterem hierarquicamente superiores em relação a seus filhos adolescentes…

3 – O QUE A PESQUISA SOBRE ESSES BEST SELLERS CONCLUIU?

  • A Adolescência é considerada uma Fase Terrível

A adolescência foi apresentada, nos 4 livros estudados, por meio de elementos, em geral, negativos. Negativos porque são características desvalorizadas na sociedade; porque aparecem como incompletude, imaturidade, algo que ainda não acabou de acontecer e de se desenvolver…

  • Best Sellers não conhecem a Origem da Adolescência

Poucas referências são feitas à gênese da adolescência, não se buscando uma visão clara da gênese dos fenômenos. Como surgem estas características? Na verdade, não se tem nenhuma leitura sobre isto porque se crê que a adolescência é natural; é uma fase do desenvolvimento, não sendo necessário se falar da gênese…

  • As Recomendações dos Best Sellers são Alienantes

Os pais recebem milhares de orientações que devem seguir para aliviar as tensões na família. Cabe a eles salvar as relações. Ficam sobrecarregados de responsabilidade, quando poderiam ver seus filhos adolescentes como parceiros… Nossa cultura valoriza o adulto produtivo. Desvaloriza todas as outras fases da vida: a infância, a velhice e a adolescência, tomadas como fases improdutivas…

Enfim, a visão naturalizante da adolescência é mais do que uma visão que acoberta as determinações sociais; é uma visão que impede a construção de uma política social adequada para que os jovens possam se inserir na sociedade como parceiros sociais fortes, criativos, cheios de projetos de futuro.

São decorrentes desta visão, as produções … que apresentam as características da adolescência de forma naturalizada, como crise de um desenvolvimento que tem a infância de um lado e o mundo adulto do outro; orientam pais e professores no sentido da tolerância, pois a crise é passageira; que universalizam e igualam todos os jovens, estejam eles onde estiverem, inseridos em qualquer cultura e sociedade.

Boa Semana!

 

6 comentários sobre “Best Sellers sobre Adolescência

  1. Temos percebido que a geração adolescente de agora é extremamente otimizada. Inteligentes, com capacidades multidiciplinares. A adolescência atual parece ser diferente da nossa, parece mais complexa! Seu post abordou temas interessantes e tabus que normalmente ficam velados deste assunto. Muito bom!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s