Provocações

O título é apenas para destacar a série de vídeos no Youtube com o ator e diretor Antonio Abujamra em que, ao final do programa, ele fazia a pergunta “O que é a vida?” para seus convidados.

Quando a resposta era elaborada, filosófica, poética, ele repetia a pergunta: “Fulano, o que é a vida?” e o convidado ficava sem graça e tentava melhorar ou simplificar o que havia dito.

Eu fiz essa pesquisa na internet para minha única aluna adulta, com quem eu gosto de trocar ideias sobre variados assuntos. Ela já tem um ótimo entendimento da nossa língua e quer se aperfeiçoar na gramática e na conversação.

Outra pergunta do Abujamra para os seus convidados era se a felicidade é uma ideia ultrapassada.

Entre tantas ideias ultrapassadas, como preconceitos, padrões de normalidade e de sucesso, a felicidade não seria a minha escolha de provocação, se eu fosse o Abujamra, mas eu continuo gostando do programa dele, que se foi há alguns anos.

A melhor justificativa que eu consegui achar para a felicidade como ideia ultrapassada foi: “buscar o sentido da vida e não a felicidade é o que faz você viver melhor.”

Eu não sei o que é a vida, mas as pessoas entrevistadas também não sabiam.

Minha felicidade ou meu sentido da vida é ver quem eu amo feliz e saborear o processo de criar minhas aulas, meu lar, meu lanche, esse texto…

A pandemia, pra quem cumpre o isolamento, trouxe para a sala de casa essas ideias adormecidas pela própria vida.

Poema sobre a vida, do Mario Quintana, lido pelo Abujamra,  talvez seja a resposta certa para a primeira pergunta, mas mesmo que não seja, tem o mérito de produzir felicidade em cerca de um minuto.

Boa semana!

13 comentários sobre “Provocações

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s