Faz Bem ao Coração

medico e boneco

Este post não é sobre alimentação saudável e exercícios, mas sobre relacionamentos em geral.

Hoje em dia, as varas de família e do trabalho estão mais atentas à violência psicológica dentro de casa e no ambiente profissional, mas nem sempre foi assim e ainda existe muita tolerância ao que não deixa pistas pelo corpo, mas que também faz muito mal à saúde física e mental.

Indico os livros da francesa Marie France Hirygoyen, pesquisadora, psiquiatra e psicanalista, que estuda o assédio moral na família e no trabalho desde os anos 1990.

Ela explica que em uma relação afetiva perversa existe uma ação de apropriação, em que o outro se despossui; uma ação de dominação, em que o outro é mantido em estado de dependência e uma ação de impressão, em que o objetivo é imprimir no outro características negativas.

Lua de Fel, de Roman Polanski, é uma dica de filme que mostra a trajetória de uma relação afetiva perversa, como descrito pela pesquisadora francesa.

De acordo com a revista Psychology Today, que estou lendo à conta gotas, existem alguns sinais de que é hora de sair de um relacionamento amoroso. Acho que esses sinais também valem para outros laços afetivos:

  • Você não se reconhece mais: Tudo o que você gostava no seu jeito de ser e que fazia parte da sua singularidade sumiu.
  • Você tem que provar o tempo todo que vale à pena para o outro
  • Você se sente testemunha de um relacionamento em vez de parte deste: Como se o vínculo fosse um certificado que a pessoa carrega, mas não exerce na prática.
  • Você desistiu de ter uma relação saudável com a pessoa que mais importa na sua vida: Você!

Espero que o amor que o Ludo e o Vico recebem em casa e que eles assistem entre mim e o padrasto deles ajude a fortalecer e proteger seus corações!

Love

Nestes tempos em que estamos aprendendo a aceitar as diferenças nos outros, saber aceitar e amar quem somos e nossas singularidades é fundamental. Respeitar os limites de quem convive com a gente também!

A ilustração do médico com o boneco e a criança é do maravilhoso Norman Rockwell. A foto com efeito do aplicativo Prisma é minha e do maridão!

15 comentários sobre “Faz Bem ao Coração

    1. Muito obrigada, Ju! A Marie France é autoridade em assédio moral/ violência psicológica. Ela já esteve aqui no Rio para falar de assédio moral no trabalho, na Justiça do Trabalho, mas os livros dela que eu li e indico são “Assédio Moral: a violência perversa no cotidiano” e “A violência no casal”. Foram importantes pra mim. Os dois estão emprestados! Bjos!

      Curtido por 1 pessoa

  1. O que mais vemos hoje são relacionamentos assim, em geral, não necessariamente relacionamentos amorosos. Existem pessoas que sentem prazer em subjugar o outro, e isso não é algo legal. A saúde psicológica é tão importante quanto a saúde física, ninguém merece viver sob constante tensão.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário